By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política A velha opinião formada sobre tudo – 06/03/2025 – Dora Kramer
Política

A velha opinião formada sobre tudo – 06/03/2025 – Dora Kramer

É corrente a constatação de que o cidadão Luiz Inácio da Silva é um ser analógico que não se adaptou aos novos tempos e, por isso, o presidente amarga uma impopularidade com a qual não estava acostumado.

Também evidente é a dificuldade dele em lidar com a situação e sua resistência a mudanças. Nem sempre foi assim. O político Lula (PT) anos atrás invocou Raul Seixas para se autodenominar uma “metamorfose ambulante”.

Na época, 2007, usou a expressão para explicar uma tentativa (fracassada) de ressuscitar a CPMF, o malfadado imposto do cheque. Antes disso, porém, já havia demonstrado que sabia se transformar se necessário.

Há 23 anos, quando disputou a eleição que finalmente venceria depois de três derrotas, Lula atendeu aos ditames da realidade e se reinventou. Nas mãos de Duda Mendonça e com a ajuda da equipe de alter egos de escol: José Dirceu à frente com Antonio Palocci, Luiz Gushiken, Luiz Dulci e outros do mesmo naipe na retaguarda.

Abandonou a receita esquerdista na economia, remodelou o figurino, vestiu ternos bem cortados, deu um trato no visual, aparou barba, cabelo e bigode para fazer o mesmo nas urnas em 2002. Venceu devido à mudança de perspectiva de si e das circunstâncias ao redor.

Portanto, capacidade de adaptação o presidente tem. Ou teve, no tempo em que contava com um entorno de gente realista, imune a deslumbramentos, calejada nas lides da negociação política e, sobretudo, com ascendência sobre ele. Companheiros desde a fundação do PT, então um jovem de 32 anos, hoje na meia-idade dos 45 recém-completados e carente dos antigos quadros.

Agora relutante em atender aos alertas, obstinado em seu otimismo delirante, refém da soberba, Lula não cede à necessidade de abrir espaço para a metamorfose ambulante que dizia ser. Prefere se agarrar àquela “velha opinião formada sobre tudo” conforme o verso, mas contradizendo a ideia de Raul.

Se não ouve os outros, Lula poderia escutar a si, aquele que soube a hora de mudar.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...