By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Aceno de Lula a Haddad endossa ministro, dizem aliados – 12/03/2025 – Painel
Política

Aceno de Lula a Haddad endossa ministro, dizem aliados – 12/03/2025 – Painel

As declarações do presidente Lula (PT) sobre o ministro Fernando Haddad no lançamento do programa de consignado privado atacam dois pontos de uma vez só, segundo aliados: endossam o titular da Fazenda em meio a mudanças que poderiam fragilizá-lo no governo e reforçam junto à população as medidas tomadas pela equipe econômica até o momento.

No evento, no Palácio do Planalto, Lula deu um puxão de orelha em Haddad, que fez um discurso árido em contraste com as outras manifestações, que destacaram pontos como a possibilidade de aumento do poder de compra do trabalhador e oferta de crédito mais barato.

O presidente disse que o ministro “nem sempre é o mais feliz quando pega o microfone” e que tinha que deixar “cair uma lágrima” para passar mais emoção em suas falas.

Ao mesmo tempo, porém, elencou 24 medidas econômicas adotadas pela Fazenda e afirmou que Haddad passaria para a história como o melhor ministro da Fazenda que o país já teve.

Uma das interpretações é que as declarações buscaram fortalecer o ministro, principalmente para fora do Palácio, após a entrada da ex-presidente do PT Gleisi Hoffmann (PR) no governo —ela assumiu como ministra da SRI (Relações Institucionais). Nos bastidores, havia a avaliação de que Gleisi, que já atacou publicamente políticas de corte de gastos de Haddad, se somaria a Rui Costa (Casa Civil) como entraves de Haddad no Planalto.

A outra interpretação tem dedo de Sidônio Palmeira (Secom) e busca comunicar melhor para a população o que o governo tem feito para que a economia cresça.

Parte dessa estratégia também envolve a participação de Haddad em programas como o Flow, que alcança um público mais amplo do que aquele que normalmente acompanha as medidas do governo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...