By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Alunos do Mackenzie querem busto de Rubens Paiva e Eunice – 06/03/2025 – Painel
Política

Alunos do Mackenzie querem busto de Rubens Paiva e Eunice – 06/03/2025 – Painel

O Diretório Central dos Estudantes Rubens Paiva, que representa alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, enviou um ofício ao reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos sugerindo a instalação de bustos do ex-deputado morto pela ditadura e de sua esposa, Eunice, ambos formados pela instituição.

O ofício, da última segunda-feira (3), é assinado em conjunto com o centro acadêmicos Horácio Lane, que representa estudantes da Escola de Engenharia da universidade, e João Mendes Júnior, da Faculdade de Direito.

No documento, os estudantes afirmam que as indicações do filme “Ainda Estou Aqui” ao Oscar —o longa venceu na categoria Filme Internacional— reacenderam entre os alunos “a admiração e reconhecimento pelo legado de Rubens e Eunice Paiva.”

O deputado cassado foi estudante de Engenharia Civil e presidente do Centro Acadêmico Horácio Lane em 1954. Já Eunice se formou em Letras e Direito na universidade.

“Rubens e Eunice representam para todos (as) nós, exemplos de compromisso social e defesa de valores democráticos, especialmente, em períodos sombrios da história brasileira”, escrevem.

Além dos bustos, os estudantes sugerem a possibilidade de serem concedidas bolsas ou auxílios de estudo para descendentes (como netos e bisnetos) dos homenageados.

“Em meio ao atual clima de celebração pela premiação internacional do filme inspirado na história de Rubens e Eunice Paiva, reforçamos a relevância da Universidade Presbiteriana Mackenzie manifestar-se de maneira clara e contundente quanto a seus posicionamentos passados, especialmente, durante o regime militar, reiterando seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos, sendo um passo na consolidação do reconhecimento institucional à memória dos homenageados”, ressaltam.

O trecho faz referência à Batalha da Maria Antônia, em 1968, quando confronto entre grupos de estudantes da Universidade Mackenzie, de direita, e da Faculdade de Filosofia da USP, de esquerda, deixou um morto, três feridos a bala e ao menos 30 presos.

Procurada, o Mackenzie respondeu que “o tema está sendo examinado pela universidade.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...