By: in9web | Marcos Pastor
quarta-feira , 7 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão
Economia

Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão



As empresas Azul e Gol assinaram nesta quarta-feira (15) um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova companhia concentrará 60% do mercado aéreo no país.

Segundo o documento, a fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril. A nova companhia terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.

O presidente do conselho da nova aérea será indicado pela Abra e o diretor-executivo pela Azul. Com isso, o CEO da Azul, John Rodgerson, assumirá a presidência do novo grupo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovarem a fusão, o que está previsto para 2026, informou a Agência Brasil.

O entendimento entre as aéreas estabelece que a nova companhia seguirá o modelo de “corporation”, empresa sem controlador definido, com a Abra sendo a maior acionista. No entanto, a definição dos percentuais exatos de participação de cada aérea só ocorrerá após o fim da renegociação de dívidas da Gol nos EUA.

As marcas Gol e Azul continuarão a existir de forma independente, mas as duas aéreas poderão compartilhar aeronaves para aumentar a ligação entre grandes cidades e destinos regionais. A fusão envolverá apenas ativos financeiros já disponíveis nas empresas.

O acordo prevê que a alavancagem das duas empresas somada não poderá ultrapassar a da Gol depois do fim da recuperação judicial. Se esse parâmetro não for alcançado, a fusão não se concretizará. A alavancagem consiste no uso de recursos de terceiros para multiplicar a capacidade de investimento de uma empresa.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Alessandro Vieira representa na PGR contra ministro Jhonatan de Jesus, do TCU

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), protocolou nesta quarta-feira (7) uma representação ao...

Economia

Falta de transparência no Novo PAC aumenta risco de fraudes

Um estudo da ong Transparência Internacional aponta graves falhas de transparência no...

Economia

Prefeitos marcam protesto contra “pautas-bomba” em tramitação no Congresso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou, nesta quarta (7), um protesto...

Economia

Venezuela pode influenciar Petrobras e contas públicas

A prisão de Nicolás Maduro e a iminente volta de petroleiras americanas...