By: in9web | Marcos Pastor
sábado , 10 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Banco Central decreta liquidação do Banco Master
Economia

Banco Central decreta liquidação do Banco Master



O Departamento de Resolução e de Ação Sancionadora (Derad) do Banco Central do Brasil (BCB) decretou, nesta terça-feira (18), a liquidação extrajudicial do Banco Master. Com isso, determinou a indisponibilidade dos bens de duas empresas, três controladores e oito ex-administradores. Estão entre os alvos da indisponibilidade de bens o presidente da instituição, Daniel Bueno Vorcaro, preso pela Polícia Federal (PF) no contexto da Operação Compliance Zero.

Os clientes que possuem investimentos no CDB (Certificado de Depósito Bancário) de até R$ 250 mil serão ressarcidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Quem possui valores acima disso entrará em uma lista de credores, para ressarcimento ao longo da liquidação. Outra possibilidade é que os investidores entrem na Justiça contra o BCB, alegando que a liquidação ocorreu de forma indevida.

VEJA TAMBÉM:

Banco enfrenta crise de caixa e credibilidade

O Master enfrenta uma crise de caixa e de credibilidade que atingiu seu ápice na deflagração da Operação Compliance Zero. A Polícia Federal investiga a emissão de títulos de crédito fraudulentos. A situação envolveu também o Banco de Brasília (BRB) que tentou comprar parte do Master, mas teve a compra barrada pelo Banco Central. Outro interessado na compra da empresa era o grupo Fictor, que indicou o interesse no dia anterior à liquidação e à prisão de Vorcaro.

Com a liquidação, a instituição sai gradualmente do Sistema Fiinanceiro Nacional. O Banco Central utiliza esse poder quando constata que a empresa não consegue mais se salvar financeiramente, ou quando encontra violações às normas aplicáveis.

A empresa era conhecida por altas ofertas de retorno em investimentos. Ao acessar o aplicativo da instituição, o usuário encontrava opção de CDB com retorno de 140% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), enquanto seus concorrentes oferecem retorno próximo a 100%. Para a PF, porém, a empresa estaria fabricando carteiras de crédito. Em outras palavras, estaria vendendo algo inexistente.

A Gazeta do Povo entrou em contato com o Banco Master e aguarda retorno.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Defesa de Vorcaro nega pedido de envio de investigações ao STF

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, afirmou neste sábado...

Economia

Trump blinda receitas do petróleo da Venezuela com decreto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto neste sábado...

Economia

Joesley Batista tentou convencer Maduro a se exilar na Turquia

Antes da intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na...

Economia

Auditores do TCU descartam negligência do BC sobre banco Master

Um parecer técnico sigiloso da Audbancos, unidade especializada do Tribunal de Contas...