By: in9web | Marcos Pastor
quarta-feira , 7 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Banco Central recorre de inspeção determinada pelo TCU e pede análise do plenário
Economia

Banco Central recorre de inspeção determinada pelo TCU e pede análise do plenário


O Banco Central recorreu contra a decisão individual do ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou uma inspeção na autarquia para apurar o processo que levou à liquidação extrajudicial do Banco Master. O recurso, apresentado por meio de embargos de declaração, questiona a legalidade do ato e cobra o cumprimento do regimento interno da própria Corte.

Isso porquê, na véspera, o magistrado determinou uma inspeção com urgência nos documentos que embasaram a decisão contra o Master, alvo de uma investigação da Polícia Federal por vender contratos de crédito fraudulentos no valor de R$ 12 bilhões ao Banco de Brasília (BRB).

Segundo o Banco Central, a norma do tribunal estabelece que apenas decisões colegiadas podem autorizar inspeções em órgãos federais, o que não teria ocorrido no caso. A autarquia sustenta que a medida deveria partir da Primeira Turma do TCU, e não de um despacho individual.

“Tendo em vista que não há, na decisão monocrática proferida por Vossa Excelência, indicação de deliberação da Primeira Câmara do TCU determinando a inspeção no BCB, serve-se esta autarquia dos presentes embargos de declaração para solicitar que tal omissão seja sanada, mediante a indicação da decisão do referido colegiado acerca da mencionada diligência”, afirmou o Banco Central no recurso.

VEJA TAMBÉM:

A ordem do ministro Jhonatan de Jesus prevê um exame detalhado dos documentos, reconstrução do processo decisório e avaliação de critérios como motivação, coerência e proporcionalidade que levaram à liquidação do Banco Master. No despacho, ele detalha que a análise deve cobrir o período de 2019 a 2025 e observar as cautelas de sigilo legal.

O ministro do TCU afirmou que, por ora, não cabe decisão cautelar para reverter a liquidação, mas deixou essa possibilidade em aberto após a análise técnica. Ele também sinalizou que o tribunal pode adotar medidas para preservar o valor da massa liquidanda e evitar prejuízos maiores.

Na defesa apresentada ao TCU, o Banco Central argumentou que a liquidação não foi um ato isolado ou precipitado, mas resultado de um processo longo de supervisão. A autarquia apontou crise de liquidez, descumprimentos relevantes de normas e irregularidades em operações do banco.

“Em síntese, o BCB sustenta que a liquidação não teria sido ato isolado ou precipitado, mas desfecho de processo de supervisão”, registrou o despacho. O texto ressalta que a decisão foi tomada com base em fundamentos legais e técnicos.

Jhonatan de Jesus afirmou que o TCU não pretende substituir o papel do Banco Central, mas exercer o controle externo sobre a regularidade do processo. Para o ministro, a fiscalização é necessária quando há risco sistêmico e impacto relevante sobre credores.

Entidades do sistema financeiro também se manifestaram sobre o caso. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outras associações afirmaram ter “plena confiança nas decisões técnicas do Banco Central” e defenderam a preservação da independência da autoridade monetária.

As entidades destacaram que a supervisão bancária exercida pelo Banco Central é “exclusivamente técnica, prudente e vigilante”. Para o setor, a autonomia do órgão é essencial para a estabilidade e a credibilidade do sistema financeiro.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Alessandro Vieira representa na PGR contra ministro Jhonatan de Jesus, do TCU

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), protocolou nesta quarta-feira (7) uma representação ao...

Economia

Falta de transparência no Novo PAC aumenta risco de fraudes

Um estudo da ong Transparência Internacional aponta graves falhas de transparência no...

Economia

Prefeitos marcam protesto contra “pautas-bomba” em tramitação no Congresso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou, nesta quarta (7), um protesto...

Economia

Venezuela pode influenciar Petrobras e contas públicas

A prisão de Nicolás Maduro e a iminente volta de petroleiras americanas...