By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Base de Lula liga alerta para suspensão de ação de Ramagem – 22/04/2025 – Painel
Política

Base de Lula liga alerta para suspensão de ação de Ramagem – 22/04/2025 – Painel

A base do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados ligou o alerta para uma possível manobra de bolsonaristas na Casa a partir da semana que vem para trancar a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), um dos envolvidos na suposta trama golpista.

O receio é ainda maior em razão de uma interpretação jurídica de que, se a ação contra Ramagem for trancada, essa medida poderia ser estendida para os demais réus no caso, inclusive o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o artigo 53 da Constituição, a maioria dos membros da Câmara poderá sustar o andamento da ação penal contra um dos deputados em até 45 dias. O prazo no caso de Ramagem, cuja denúncia foi recebida pelo STF, vence em 15 de maio.

O PL formalizou o pedido de congelamento da ação, que está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça com prazo de votação de dez sessões, das quais seis já se passaram. O governo vê risco real de aprovação no colegiado.

Outro ponto de atenção para a base de Lula é o fato de a denúncia contra Ramagem incluir fatos anteriores e posteriores à sua diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

O parlamentar era diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no mandato de Bolsonaro e foi acusado de ter criado uma estrutura paralela para espionar adversários do presidente.

Apenas fatos posteriores à diplomação, no entanto, podem ser objeto de suspensão pela Câmara. Isso incluiria basicamente o eventual papel de Ramagem nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Para esclarecer este ponto, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), enviou no dia 14 de abril ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, pedindo a “delimitação objetiva” dos fatos que podem ser suspensos pelos deputados.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...