By: in9web | Marcos Pastor
domingo , 11 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Decisão de Moraes sobre julgamento de Bolsonaro divide STF – 20/02/2025 – Mônica Bergamo
Política

Decisão de Moraes sobre julgamento de Bolsonaro divide STF – 20/02/2025 – Mônica Bergamo

A decisão do ministro Alexandre de Moraes de manter o julgamento contra Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) contrariou magistrados que não integram o colegiado e querem que o caso seja levado ao plenário para ser julgado pelos 11 integrantes da corte. Mas, por outro lado, contou com o apoio de integrantes da corte que, mesmo fora da Turma e excluídos do debate, acreditam que a decisão é a mais apropriada.

CONTA DE DIVIDIR

Um magistrado afirmou à coluna que o fato de o julgamento envolver apenas os cinco ministros da Primeira Turma preserva os demais seis de um desgaste que se prevê gigantesco com a base do bolsonarismo.

CONTA 2

Com isso, o STF não explodiria praticamente todas as pontes de diálogo com parlamentares e lideranças de direita ligadas ao ex-presidente, e também com seus familiares.

CONTA 3

O STF vem sofrendo pressão cada vez maior de deputados e senadores que apoiam o ex-presidente, e a perspectiva é a de que, depois da eleição de 2026, a bancada de direita intensifique ainda mais os ataques.

CONTA 4

Os ministros que não participarem do debate devem também se ver livres dos já esperados ataques em redes sociais, que devem se concentrar nos que efetivamente vão julgar o ex-presidente.

CONTA 5

Uma outra vantagem apontada pelo mesmo magistrado é a de que, na Primeira Turma, onde terá participação de número reduzido de magistrados, o julgamento será mais célere do que se fosse levado ao plenário.

CONTA 6

Os ministros que são contrários ao julgamento na Turma e que defendem que ele seja feito no plenário argumentam que um caso de tal magnitude deveria ser julgado pela totalidade dos integrantes da corte.

CONTA 7

Afirmam ainda que Bolsonaro não poderia ter tratamento diferente dos réus de 8/1 que foram julgados no colegiado completo.

TRIBUTO

O artista Tadeu Jungle, homenageado na exposição “Tudo Pode (Perder-se)“, e o curador da mostra, Daniel Rangel, receberam convidados para a abertura da exibição no Centro Cultural Fiesp, na terça (18). O ator Carlos Alberto Riccelli e sua mulher, a atriz e escritora Bruna Lombardi, passaram por lá. O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e o diretor do Masp Fabio Magalhães marcaram presença.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...