By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Tecnologia Dona do Instagram e Facebook amplia ferramenta para reconhecer celebridades e combater anúncios falsos
Tecnologia

Dona do Instagram e Facebook amplia ferramenta para reconhecer celebridades e combater anúncios falsos




Empresa já testou tecnologia de reconhecimento facial em alguns países e expandirá o uso no Reino Unido, na União Europeia e na Coreia do Sul para incluir mais celebridades. Deepfake com imagem do jogador de futebol Lionel Messi
Reprodução/EPTV
A Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, vai ampliar o uso de uma ferramenta de reconhecimento facial para detectar anúncios fraudulentos que utilizam imagens de celebridades no Reino Unido, na União Europeia e na Coreia do Sul.
A empresa já testou a ferramenta em outros países e agora planeja expandir a aplicação da medida para incluir mais celebridades, que podem ativar ou não a função. A Meta anunciou a tecnologia em outubro do ano passado.
Os anúncios falsos que apresentam imagens manipuladas de celebridades são comuns nas redes sociais, estimulando os usuários a compartilhar informações pessoais e enviar dinheiro.
Quando a personalidade habilitar a nova função, a ferramenta vai escanear sua foto de perfil e compará-la com rostos que aparecerem em anúncios suspeitos. Eles serão bloqueados automaticamente se o uso indevido for confirmado.
Segundo David Agranovich, diretor de ameaças cibernéticas da Meta, personalidades no Reino Unido e na UE receberão notificações nas próximas semanas para habilitar o uso da ferramenta de proteção contra as chamadas “celeb-bait”.
“Acreditamos que esta ferramenta nos ajudará a identificar o uso incorreto de imagens de figuras públicas, mesmo que o anúncio utilize inteligência artificial generativa”, disse Agranovich.
A Meta também anunciou que integrará o reconhecimento facial em suas ferramentas de recuperação de contas para todos os usuários.
Aqueles que optarem por utilizar a ferramenta poderão verificar sua identidade gravando um breve vídeo se a conta estiver bloqueada.
A empresa disse que os dados faciais serão utilizados apenas para este processo de verificação e eliminados na sequência. A Meta afirma que a tecnologia cumpre com as regulamentações europeias de proteção de dados.
A dona do Facebook e Instagram interrompeu o reconhecimento facial em suas plataformas em 2021, devido a preocupações com a privacidade, mas restabeleceu a iniciativa no ano passado para combater anúncios fraudulentos.
Golpistas recorrem ao “deepfake” pra enganar quem usa a internet e as redes socais



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

Instagram diz que resolveu problema que solicitava troca de senha a usuários, mas não informou a causa

Ícone do Instagram. REUTERS/Thomas White O Instagram afirmou, no domingo (11), que...

Tecnologia

Malásia suspende acesso ao Grok de Elon Musk por gerar conteúdo pornográfico

Ferramenta gratuita da rede social X tem sido usada para criar imagens...

Tecnologia

Tendências da tecnologia para quem tem mais de 50

Atualmente, nove em cada dez pessoas acima dos 50 têm um smartphone,...

Tecnologia

Máquinas já 'pensam' como humanos? O que teste criado há 75 anos revela sobre era da inteligência artificial

Máquinas já ‘pensam’ como humanos? BBC/Getty Images Podemos distinguir se estamos conversando...