Entrou em erupção nesta segunda-feira (7) o Monte Lewotobi Laki Laki, na Indonésia. A força da erupção levantou uma coluna de materiais vulcânicos a até 18 quilômetros de altura. Diversos vilarejos da região ficaram com cinzas. Nenhuma vítima foi relatada.
O vulcão está no nível de alerta mais alto desde o mês passado. A alta nuvem de fumaça pode ser vista por toda a região.
Segundo a Agência Geológica da Indonésia, a avalanche de nuvens de gás e rochas, além da lava, se deslocaram por até cinco quilômetros pelas encostas do vulcão na erupção. Observações de drones mostraram lava preenchendo a cratera, indicando um movimento profundo de magma que desencadeou terremotos vulcânicos.
Vulcão entra em erupção na Indonésia
Vulcão entra em erupção na Indonésia
Essa coluna de nuvens foi a mais alta do vulcão desde novembro de 2024. Na ocasião, nove pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas, segundo o chefe da agência geológica.
‘Uma erupção desse porte certamente carrega um potencial de perigo maior, incluindo seu impacto na aviação. Vamos reavaliar a ampliação da zona de perigo, que precisa ser limpa de moradores e atividades turísticas’, disse Muhammad Wafid, chefe da Agência Geológica do país, à Associated Press.
A agência de monitoramento de vulcões aumentou o status de alerta para o Monte Lewotobi Laki Laki para o nível mais alto após uma erupção em 18 de junho e mais que dobrou a zona de exclusão para um raio de sete quilômetros desde então, à medida que as erupções se tornaram mais frequentes.
Pelo menos 24 voos de e para a ilha turística de Bali, na Indonésia, foram cancelados nesta segunda-feira (7) depois da erupção. Os órgãos de vigilância alertam aos turistas para ficarem fora do raio de 6 km ao redor do vulcão e mantenham distância dos fluxos de lava previstos na área.
Fumaça da erupção do Monte Lewotobi Laki Laki, na Indonésia. — Foto: ARNOLD WELIANTO / AFP
A erupção desta segunda-feira (7) foi uma das maiores erupções da Indonésia desde 2010, quando o Monte Merapi, o vulcão mais volátil do país, entrou em erupção na densamente povoada ilha de Java. Naquele momento, 353 pesoaas morreram e mais de 350 mil precisaram evacuar.
A Indonésia é um arquipélago com mais de 280 milhões de habitantes e atividade sísmica frequente. Possui 120 vulcões ativos e está situada ao longo do “Anel de Fogo”, uma série de falhas sísmicas em forma de ferradura que circundam a Bacia do Pacífico.

Deixe um comentário