By: in9web | Marcos Pastor
domingo , 11 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Ex-ministro de Temer é escolhido relator da PEC da Segurança – 28/04/2025 – Brasília Hoje
Política

Ex-ministro de Temer é escolhido relator da PEC da Segurança – 28/04/2025 – Brasília Hoje

O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), ex-ministro da Educação no governo Michel Temer, foi designado relator da PEC da Segurança na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

A proposta foi entregue simbolicamente na quarta-feira (23) ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), durante cerimônia no Palácio do Planalto, pelo presidente Lula (PT).

O evento também contou com a presença do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, autor da proposta, e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Na ocasião, o presidente Lula (PT) defendeu a autonomia dos estados, ponto que tem sido criticado por alguns governadores da oposição.

Em sua fala, Hugo Motta reforçou que o tema será prioridade da Câmara e que discutiu, inclusive, a atenção que a proposta deve ter com o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da casa, o deputado Paulo Azi (União Brasil-BA).

Também já havia sido definido, em conjunto com os líderes e com o ministro Lewandowski, a criação de um grupo de trabalho permanente para discutir as questões relacionadas à segurança pública. A proposta é que, além da PEC, outras iniciativas possam ser analisadas, com o objetivo de construir soluções mais amplas e eficazes para o enfrentamento do problema.

O nome foi bem recebido por integrantes do Ministério da Justiça, que consideram Mendonça Filho um parlamentar com quem o governo pode dialogar. Ele mantém boa relação com o ministro Lewandowski e é visto como sério e responsável, ainda que tenha divergências com o governo nesse tema da segurança pública.

Integrantes da pasta informaram que o ministro e o deputado conversaram por telefone no final da manhã desta segunda-feira (28) e acertaram a realização de um encontro, ainda sem data definida.

O deputado Mendonça Filho afirmou à Folha que seu papel na CCJ é avaliar os aspectos de legalidade, admissibilidade e constitucionalidade da proposta. Para isso, antes de apresentar seu parecer — que ainda não tem prazo definido —, pretende ouvir o ministro Ricardo Lewandowski, governadores das cinco regiões do país e líderes partidários.

“Fui designado relator pelo deputado Paulo Azi, presidente da CCJ, e esta é hoje uma das pautas mais relevantes para a sociedade. A população está saturada com o atual clima de insegurança. A PEC, no entanto, não deve ser vista como uma solução mágica para um problema tão complexo. Eu tenho uma visão ampla e consistente sobre segurança pública, pois fui governador de Pernambuco e sei como a segurança é feita na ponta”, declarou.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...