By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Flávio Bolsonaro e Braga Netto criticam denúncia da PGR – 18/02/2025 – Poder
Política

Flávio Bolsonaro e Braga Netto criticam denúncia da PGR – 18/02/2025 – Poder

A defesa do general Walter Braga Netto, um dos 34 denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por tentativa de golpe nesta terça-feira (18), classificou a manifestação de “fantasiosa” e afirmou que ele tem tido sucessivos direitos violados.

Advogados afirmam que o ex-ministro, candidato derrotado a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), está preso há mais de dois meses, não teve amplo acesso aos autos e foi “sumariamente ignorado pela PF e pelo MPF” ao pedir para prestar esclarecimentos.

“A fantasiosa denúncia apresentada contra o general Braga Netto não apaga a sua história ilibada de mais de 40 anos de serviços ao exército brasileiro”, assinam os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua.

“É inadmissível numa democracia, no Estado Democrático de Direito, tantas violações ao direito de defesa serem feitas de maneira escancarada. A imprensa não pode ser omissa em noticiar essas ilegalidades. A defesa confia na Corte, que o STF irá colocar essa malfadada investigação nos trilhos.”

Filho mais velho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi outro a criticar a peça de acusação apresentada nesta terça-feira. Disse que a denúncia assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet “não tem absolutamente nenhuma prova contra Bolsonaro”.

“Mesmo depois de Alexandre de Moraes ter esculachado o Ministério Público Federal na fabricação dos inquéritos e torturado Mauro Cid para ‘delatar’ o que não existiu, o PGR se rebaixa. Cumpre sua missão inconstitucional e imoral de atender ao fígado de Alexandre de Moraes e ao interesse nefasto de lula, que está nos seus últimos meses de presidência.”

A defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos disse esperar acesso ao conteúdo da delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, também denunciado. O almirante é um dos mais implicados na investigação da Polícia Federal por supostamente ter colocado as tropas à disposição do plano de golpe, em conversa com Bolsonaro.

“Vamos ler a denúncia. Creio que agora teremos acesso à delação do Cid. Em seguida exerceremos o contraditório”, afirmou o advogado Demóstenes Torres, que representa Garnier.

A defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do governo Ibaneis Rocha (MDB) Anderson Torres não quis se manifestar. “Vamos analisar a denúncia antes de qualquer manifestação”, declarou o advogado Eumar Novacki.

A defesa de Marília Ferreira também não quis se pronunciar. A delegada da PF foi braço-direito de Anderson no Ministério da Justiça e na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal como diretora e subsecretária de inteligência, respectivamente.

A defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Marcelo Câmara disse que “denúncia não é sentença condenatória” e que as quase 300 páginas apresentadas pela PGR são “lastreadas em uma investigação confusa e com foco político”.

“As quase 300 páginas lastreadas em uma investigação confusa e com foco político não abalam e nos fazem seguir seguros de que todos os fatos serão esclarecidos para que, ao final, a verdade seja reestabelecida e a absolvição prevaleça no Plenário do Supremo Tribunal Federal”, diz o advogado Eduardo Kuntz.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...