By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Gleisi ministra não é para virar o governo Lula à esquerda – 08/03/2025 – Celso Rocha de Barros
Política

Gleisi ministra não é para virar o governo Lula à esquerda – 08/03/2025 – Celso Rocha de Barros

Gleisi Hoffmann é a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula. Sua indicação gerou reações negativas no centrão e no mercado, como tudo que Lula fez nos últimos meses.

Do ponto de vista do mercado, o medo é que a nomeação de Gleisi enfraqueça ainda mais o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Como presidente do PT, ela criticava abertamente a política econômica do ministro, que a derrotou na disputa pela candidatura do PT em 2018.

As críticas de Gleisi e de seus aliados a Haddad foram completamente irresponsáveis. Ajudaram a difundir na esquerda a ideia de que Haddad, o primeiro ministro da Fazenda petista a propor taxar os ricos, é um neoliberal maluco. Entre os operadores do mercado, ajudaram a criar a imagem de que Haddad pode até ter ideias certas, mas não consegue se impor dentro do PT.

Por outro lado, até agora, nada indica que Gleisi tenha virado ministra porque Lula quer virar o governo para a esquerda.

Ela virou ministra para facilitar a vida da tendência moderada do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB) na eleição do novo presidente do PT. A CNB quer eleger Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, como seu sucessor.

É muito difícil que Edinho não se eleja, mas a disputa por cargos importantes na nova direção está acirrada. Lula espera que os aliados de Gleisi tornem a vida de Edinho mais fácil agora que a emplacaram como ministra.

Já faz tempo, inclusive, que o principal adversário de Haddad não é mais Gleisi Hoffmann. É Rui Costa, que continua firme e forte no comando da Casa Civil. Costa, como Gleisi em 2018, quer ser candidato a presidente da República no lugar de Fernando Haddad.

A estratégia de Costa é difícil de entender. Não consigo vislumbrar um cenário em que Haddad fracasse como ministro e Lula eleja seu sucessor. Que realizações, à frente da Casa Civil, apresentará como argumento a favor de sua candidatura?

De qualquer jeito, não sei o que Gleisi fará na disputa interna do governo, mas não acho que sua nomeação altere fundamentalmente o equilíbrio político na Esplanada. E talvez ajude a consolidar os moderados dentro do PT.

E, no fim das contas, Gleisi e Haddad talvez desenvolvam simpatia mútua agora que os dois têm tarefas impossíveis pela frente.

Em 2025, o trabalho da Secretaria de Relações Institucionais é negociar o apoio de um centrão autofinanciado com emendas parlamentares e geneticamente propenso a apoiar qualquer candidato de direita em 2026.

Se eu estivesse chegando em um novo emprego, ficaria meio assustado se o antigo ocupante parecesse tão feliz de ir embora como Alexandre Padilha estava nas fotos da semana passada.

No fundo, o que mais afasta o centrão de Lula é o medo de apostar no cavalo perdedor de 2026, especialmente se o presidente não concorrer à reeleição. Por isso, o humor com que o centrão atenderá as ligações de Gleisi Hoffmann nos próximos dois anos dependerá crucialmente do sucesso do governo em recuperar sua popularidade.

Para quem conhece essa história de rivalidade, não deixa de ser engraçado: a melhor chance de Gleisi Hoffmann ser bem-sucedida como ministra é Fernando Haddad entregar resultados na economia que mantenham os petistas competitivos em 2026.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...