By: in9web | Marcos Pastor
quarta-feira , 7 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Governo Lula ameaça acionar STF para barrar “pautas-bomba”
Economia

Governo Lula ameaça acionar STF para barrar “pautas-bomba”



O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo Lula (PT) pretende acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Congresso priorize as “pautas-bombas”.

“Acho que nós não vamos ter problema com pautas-bombas, não deveríamos ter. Caso a gente tenha alguma questão, vamos certamente proteger o Estado brasileiro, a Fazenda pública. Vamos procurar as vias judiciais, se necessário, mas espero que não que não seja necessário”, disse Durigan a jornalistas.

A declaração ocorreu após a cerimônia de sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. “Não dá para depois de um esforço que foi feito em conjunto entre Executivo e Congresso, e aí eu estendo também ao Judiciário, que a gente bote tudo isso a perder numa reta final de ano”, enfatizou o secretário.

VEJA TAMBÉM:

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não compareceram à cerimônia em meio à escalada da crise com o Executivo. Durigan defendeu que a “questão política tem que ser resolvida com diálogo” e agradeceu aos dois pela aprovação da isenção de IR.

Nesta terça-feira (18), o Senado impôs uma derrota ao governo ao aprovar a aposentadoria especial para agentes de saúde, com impacto orçamentário estimado de R$ 20 bilhões em dez anos.

A proposta, considerada uma “pauta-bomba”, foi pautada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preterir o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao cargo.

Alcolumbre defendia a indicação de Pacheco. Ao anunciar a data da sabatina para o próximo dia 10, o presidente do Senado voltou a dizer que só soube da indicação de Messias ao STF pela imprensa.

“Tomei conhecimento pela imprensa da decisão do governo. Estabeleci um diálogo com os senadores para organizar [a sabatina e a votação], pois temos um período curto”, disse em um breve pronunciamento na terça-feira (25).



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Alessandro Vieira representa na PGR contra ministro Jhonatan de Jesus, do TCU

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), protocolou nesta quarta-feira (7) uma representação ao...

Economia

Falta de transparência no Novo PAC aumenta risco de fraudes

Um estudo da ong Transparência Internacional aponta graves falhas de transparência no...

Economia

Prefeitos marcam protesto contra “pautas-bomba” em tramitação no Congresso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou, nesta quarta (7), um protesto...

Economia

Venezuela pode influenciar Petrobras e contas públicas

A prisão de Nicolás Maduro e a iminente volta de petroleiras americanas...