By: in9web | Marcos Pastor
sexta-feira , 9 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia governo não considera privatizar os Correios
Economia

governo não considera privatizar os Correios



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo federal não considera a privatização dos Correios como solução ao rombo bilionário na empresa. “Não vejo debate dentro do governo sobre privatizar os Correios. Não vejo nenhum ministro propondo isso”, declarou, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (26).

O petista disse que o governo fez um levantamento e concluiu que “é muito difícil o Estado abrir mão desses serviços, até porque parte deles é subsidiada para garantir a universalização.”

A empresa entrou no Plano Nacional de Desestatização durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Logo após o início do mandato, porém, o presidente Lula (PT) baixou um decreto retirando a estatal da lista de privatizações.

VEJA TAMBÉM:

Os prejuízos da estatal vêm se acumulando desde 2015. No primeiro semestre de 2025, ficou em R$ 4,25 bilhões. Para tentar resolver a crise financeira, Correios e governo tentam autorização para um empréstimo de R$ 20 bilhões. Outra medida a ser lançada é um Programa de Demissões Voluntárias (PDV) mais amplo, com meta de 10 mil desligamentos.

A aprovação do empréstimo bilionário depende do aval do Tesouro Nacional, órgão sob o guarda-chuva da Fazenda. Haddad diz que esse aval depende da apresentação de um plano de reestruturação consistente. “Qualquer solução para esse caso vai passar necessariamente por um plano de reestruturação. Não há como o Tesouro Nacional pensar em algo que não passe por um plano de reestruturação”, defendeu o ministro.

Mas não é só nos Correios que a crise financeira preocupa: o Tribunal de Contas da União trabalha em força-tarefa para avaliar a gestão de nove estatais, incluindo os próprios Correios e a Casa da Moeda do Brasil, além de cinco companhias de docas.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Presidente do TCU defende atuação no caso Master, mas nega reverter liquidação

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo,...

Economia

Lula alfineta Trump ao comemorar acordo entre União Europeia e Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta sexta (9)...

Economia

Lula veta trechos da lei do devedor contumaz que flexibilizavam regras para garantias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou cinco pontos da...

Economia

Governo decide que estados e municípios terão de bancar fundos aplicados no Master

O Ministério da Previdência decidiu que estados e municípios serão os responsáveis...