By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Governo quer expandir alerta da Defesa Civil no país – 18/01/2025 – Painel
Política

Governo quer expandir alerta da Defesa Civil no país – 18/01/2025 – Painel

O ministro Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) prevê expandir ainda neste trimestre para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste o sistema de alerta da Defesa Civil voltado à população em áreas de alto risco de desastres naturais.

A ferramenta já foi implementada no Sul e no Sudeste. Waldez afirma que há algumas condições para que estados e municípios sejam habilitados a lidar com o alerta precoce, como a qualidade da informação meteorológica e geológica do local e a preparação da comunidade que recebe o aviso.

“As pessoas precisam, na hora daquele alerta severo, saber por onde é que sai, qual é o plano de fuga, qual é a sinalização, onde é que deve se abrigar”, afirma. “O cell-broadcast [sistema usado], na hora que a gente disponibiliza para o município, ele tem que ter uma boa preparação para lidar com aquele alerta, senão vira um caos. Como é que ele vai dar um alerta extremo para a comunidade evacuar se a pessoas não foram treinadas para isso?”

Se o morador de uma área de risco estiver usando o celular para, por exemplo, ver um filme e o alerta for emitido, o aviso interrompe a atividade para indicar o perigo. “Só que isso é uma construção de cultura. Nós começamos primeiro pelos estados e municípios mais recorrentes, passamos para todo Sul e Sudeste e agora vamos entrar no Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirma.

Para que o alerta seja enviado à população, os órgão de proteção e defesa civil municipais ou estaduais precisam cadastrar o possível desastre na plataforma Idap (Interface de Divulgação de Alerta Públicos), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O aviso é enviado por SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e pelo próprio Defesa Civil Alerta.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...