By: in9web | Marcos Pastor
domingo , 11 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Helder recua e revoga lei que levou a ocupação indígena – 05/02/2025 – Painel
Política

Helder recua e revoga lei que levou a ocupação indígena – 05/02/2025 – Painel

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recuou e vai encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto para revogar a lei que retirou artigos sobre educação presencial para indígenas, o que abriria caminho para ensino a distância.

A aprovação da lei levou movimentos indígenas a ocuparem o prédio da Seduc (Secretaria de Educação) do governo do estado, em Belém, em 14 de janeiro.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (5), após acordo fechado com o Sintepp (sindicato de trabalhadores em educação) e comunidades indígenas, quilombolas e populações tradicionais.

A revogação tem como condicionantes o fim da paralisação de professores e a desocupação, pelos indígenas, do prédio para permitir o funcionamento da Seduc. O governo se comprometeu a não punir servidores por causa da paralisação.

Segundo o termo de compromisso firmado, será criado um grupo de trabalho composto por representantes do estado, do Sintepp e dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais para discutir a elaboração de um projeto de lei para instituição do Estatuto do Magistério e Plano de Cargos, Carreiras e Salário dos profissionais públicos da educação básica do Pará.

O grupo terá cinco representantes do estado, cinco dos profissionais da educação, além de cinco dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e populações tradicionais.

Segundo o termo, o projeto de lei garantirá a política geral de educação indígena, inclusive dos profissionais de educação vinculados a esta modalidade, e tratará de gratificações, com objetivo de evitar efeito cascata e assegurando a irredutibilidade salarial.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...