By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Justiça cobra Tarcísio por venda de fazendas experimentais – 25/04/2025 – Painel
Política

Justiça cobra Tarcísio por venda de fazendas experimentais – 25/04/2025 – Painel

A Justiça de São Paulo mandou a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentar estudos econômicos e o plano de vendas que justifiquem a alienação de 35 fazendas experimentais.

São propriedades dedicadas à produção de conhecimento em diferentes áreas da agricultura, como cana-de-açúcar, amendoim, café, citrus e uva, além de pecuária.

O desembargador Kleber Leyser de Aquino também definiu que a alienação deverá ser submetida à aprovação da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

A decisão publicada nesta quarta-feira (23) atende um pedido da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) e da deputada estadual Beth Sahão (PT) em uma ação civil pública.

A gestão Tarcísio diz que ainda não intimada e está à disposição do Tribunal de Justiça. Em nota, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento diz que não há pesquisa ativa em nenhuma dessas áreas e que a totalidade de todas equivale a 6% de bens do governo.

Aquino determinou que o governo apresente à comunidade científica, além do estudo econômico, o tamanho de cada área que ficará alienada com dez dias de antecedência da audiência pública sobre o tema.

“O Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o que defendemos desde o início: não se pode vender o patrimônio público científico sem diálogo, transparência e respeito à Constituição”, afirmou a deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa na Alesp.

A pedido dela e da APqC, a Justiça já havia suspendido uma audiência pública agendada para o dia 14 de abril, considerando que faltava clareza quanto à identificação das áreas afetadas e se a alienação seria total ou parcial.

As fazendas colocadas em negociação pelo governo somam 1.300 hectares e estão espalhadas em 24 municípios paulistas.

A proposta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, à qual estão subordinadas as unidades, é que 20% do valor da venda seja aplicado nas pesquisas.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...