By: in9web | Marcos Pastor
quarta-feira , 7 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Lula assina decreto que muda regras para vale-refeição
Economia

Lula assina decreto que muda regras para vale-refeição



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (11) um decreto que altera as regras para o vale-refeição e alimentação. A medida institui um teto de 3,6% na taxa cobrada por empresas de benefícios aos restaurantes e estabelecimentos comerciais.

“Acabo de assinar o decreto que vai acabar com o oligopólio de poucas empresas com o vale-refeição do trabalhador”, disse o mandatário. A cerimônia de assinatura do decreto ocorreu sem a presença da imprensa. Trechos da reunião foram divulgados nas redes sociais pelo governo.

O texto regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), estabelecendo limites de taxas, prazos de repasse, entre outros. Em nota, o governo afirmou que “as mudanças beneficiam diretamente mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão mais liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões”.

VEJA TAMBÉM:

“O valor do benefício não muda. O que vai melhorar é a rentabilidade daquele restaurante e, portanto, ao melhorar a situação dele, pode eventualmente reduzir o preço da refeição lá na porta”, afirmou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O texto fixa o prazo máximo de 15 dias para o repasse de pagamentos. Esse prazo entrará em vigor dentro de 90 dias. Hoje, restaurantes e similares recebem os valores depois de 30 dias após as transações.

A tarifa de intercâmbio terá teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional. As empresas terão 90 dias para se adequar a essas regras. Além disso, qualquer cartão do programa deverá funcionar em qualquer maquininha de pagamento em até 360 dias.

Segundo o Planalto, “as empresas que concedem vale-refeição ou vale-alimentação, por meio do PAT, não terão aumento de custos nem precisarão alterar o valor dos benefícios”.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Falta de transparência no Novo PAC aumenta risco de fraudes

Um estudo da ong Transparência Internacional aponta graves falhas de transparência no...

Economia

Prefeitos marcam protesto contra “pautas-bomba” em tramitação no Congresso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou, nesta quarta (7), um protesto...

Economia

Venezuela pode influenciar Petrobras e contas públicas

A prisão de Nicolás Maduro e a iminente volta de petroleiras americanas...

Economia

Entenda o Caso Banco Master. TCU questiona liquidação do BC, gerando uma...