By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Marinha promove mulheres em número recorde a general – 27/02/2025 – Brasília Hoje
Política

Marinha promove mulheres em número recorde a general – 27/02/2025 – Brasília Hoje

A Marinha decidiu na quarta-feira (26) promover quatro mulheres ao posto de contra-almirante —número recorde de promoção a oficial-general do sexo feminino na história das Forças Armadas brasileiras.

Uma das promovidas é Gisele Mendes de Souza e Mello, vítima de bala perdida em dezembro de 2024 enquanto trabalhava no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. A promoção post mortem, segundo a Marinha, reconhece a “dedicação e o altruísmo” de Gisele.

Além de Gisele, todas as novas almirantes fazem parte do Corpo de Saúde da Marinha. São elas: Daniella Leitão Mendes, Mônica Medeiros Luna e Claudia Regina Amaral da Silva Fiorot.

“O Serviço Ativo da Marinha do Brasil agora passa a contar com quatro mulheres no posto de oficial-general. Promovida em 2023, a contra-almirante Maria Cecília Conceição assumirá o cargo de diretora do Hospital Naval Marcílio Dias. Será a primeira vez que uma mulher ocupa essa função na maior unidade de saúde na Marinha”, disse a Marinha.

Como mostrou a Folha, Maria Cecília foi a primeira mulher negra a ser promovida a almirante na história da Marinha. Antes de assumir a direção do hospital, ela foi diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa.

A lista com as promoções de oficiais-generais foi definida nesta semana em reunião do almirantado, em Brasília. O grupo reúne todos os almirantes quatro estrelas da ativa e o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.

A promoção será publicada em decreto do presidente Lula (PT) no dia 31 de março. O petista deve participar de uma cerimônia de cumprimento dos novos oficiais-generais.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...