By: in9web | Marcos Pastor
domingo , 11 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Turismo Meme 'Guiana Brasileira' irrita portugueses nas redes sociais: 'Isso não é brincadeira'
Turismo

Meme 'Guiana Brasileira' irrita portugueses nas redes sociais: 'Isso não é brincadeira'




Em vídeos, portugueses afirmam que piada pode passar dos limites e gerar mais conflitos. Nos comentários, brasileiros respondem com mais memes e citam discriminação sofrida em Portugal. Portugueses publicaram vídeos para rebater meme ‘Guiana Brasileira’, que trata Portugal como território do Brasil
Reprodução
Alguns portugueses se irritaram e fizeram vídeos contra o meme “Guiana Brasileira”, que envolve tratar Portugal como um território do Brasil na Europa.
A piada existe há alguns meses e inclui tratar Portugal como um novo estado e enviar comentários do tipo “somos todos brasileiros” para internautas portugueses.
Um deles respondeu dizendo que gosta de brincadeiras, mas que uma minoria de comentários passa dos limites e pode gerar preconceitos.
“Falar de uma cultura, de um povo de uma nação, de uma bandeira, tudo tem limites”, disse Bruno Oliveira. “Isso é mau, isso não é brincadeira. Já está em outro nível”.
Outra disse que o meme da Guiana Brasileira não a incomoda, mas que tem “vergonha alheia” quando brasileiros comentam sobre o sotaque dos portugueses.
“Amo os brasileiros, só que essas atitudes só geram mais conflitos”, afirmou Bruna Filipa. “Falar mal da língua do povo que te acolheu, dos portugueses, do país, comparar com favela, é muita falta de respeito”.
Em outro vídeo, um português rebateu dizendo que o Brasil gostaria de ser parte da União Europeia e ter o euro como moeda.
“Fiquem com o Brasil de um lado do Atlântico que nós ficamos com Portugal do outro lado. Não se tentem convencer que um dia Portugal será brasileiro”, disse o usuário, que se identifica apenas como Bruno.
Em outro caso, uma influenciadora chamada Nokas fez um vídeo bem-humorado e admitiu que os brasileiros são criativos com memes.
“Primeiro, foi o meme do ouro. Depois, surgiu que falamos um português arcaico, um português pré-histórico. E, agora, somos uma guiana?”.
Brasileiros respondem com mais memes
Nos comentários, brasileiros respondem com mais memes, como os que sugerem rebatizar Lisboa como “Vitória da Reconquista” e chamam Portugal de “Pernambuco de pé”, pela semelhança dos formatos no mapa.
Outros afirmam que a brincadeira não é nada comparada com a colonização portuguesa no Brasil e os casos de discriminação sofridos por brasileiros em Portugal.
Em 2021, foram registradas 109 queixas de xenofobia contra brasileiros em Portugal, um aumento de 142% em relação a 2018, de acordo com um levantamento da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Os casos vão desde situações veladas como dificuldade em alugar um apartamento, conseguir trabalho ou acessar serviços de saúde, por exemplo, a pedidos para falar em inglês ao invés do português brasileiro, até ofensas explícitas e agressões.
LEIA TAMBÉM:
‘Volta para sua terra’: o cotidiano de xenofobia contra brasileiros em Portugal
‘Cidadania é reparação histórica’: mudança em regra de nacionalidade italiana frustra descendentes
‘Teoria do aeroporto’: influencers testam trend do TikTok de chegar só 15 minutos antes para pegar voo



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Turismo

Rota de voo mais turbulenta do mundo fica na América do Sul; confira top 10

Rota de voo mais turbulenta do mundo fica na América do Sul;...

Turismo

Comissário de bordo: veja salário inicial e como funciona carreira no Brasil

Comissária da Emirates viraliza no TikTok ao revelar quanto ganha e benefícios...

Turismo

NYT coloca um destino brasileiro em lista de 52 lugares para conhecer em 2026; veja

Instituto Inhotim Raquel Freitas/G1 O jornal The New York Times divulgou nesta...

Turismo

Dunas, cachoeiras e fervedouros: conheça os atrativos do Parque Estadual do Jalapão

Fervedouro no Jalapão, região Leste do Tocantins Vilma Nascimento/Arquivo Pessoal Janeiro para...