By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia PCC migrou criminalidade da “ilegalidade para a legalidade”, diz governo
Economia

PCC migrou criminalidade da “ilegalidade para a legalidade”, diz governo


O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, afirmou nesta quinta (28) que a megaoperação realizada pela manhã contra o PCC mostrou que o crime organizado está migrando da ilegalidade para a legalidade e que, neste momento, apontou a atuação da facção no setor de combustíveis.

A operação que mirou a atuação do PCC ocorreu em mais de dez estados em três ações distintas, porém correlatas (Tank, Quasar e Carbono Oculto), com mais de 350 alvos entre pessoas físicas e jurídicas, além da participação de fintechs que lavavam recursos da facção.

“Esse não é só um fenômeno brasileiro, mas mundial em todos os países e tem se intensificado. Temos verificado que, para combater esse fenômeno [migração do crime organizado da ilegalidade para a legalidade], não basta mais apenas uma operação ou várias operações de natureza simplesmente policial. É preciso uma atividade integrada de todos os órgãos governamentais”, afirmou Lewandowski em uma entrevista coletiva.

VEJA TAMBÉM:

Também participam da coletiva de imprensa o ministro Fernando Haddad (Fazenda); o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; a subsecretária de fiscalização da Receita Federal, Andrea Costa Chaves; e o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.

Para Lewandowski, a operação desta quinta (28) foi “uma das maiores em termos mundiais” e que apenas o governo poderia tocar, com “uma visão macro que se espraia por todos os estados”, capitaneada pela Polícia Federal com a Receita Federal e a participação das sedes estaduais do Ministério Público. Isso ocorreu a partir da criação, no começo do ano, de um núcleo de combate ao crime organizado.

“Porque entendemos que o combate ao crime organizado deveria ter uma visão sistêmica e abrangente, não mais suficiente no combate por meio apenas de operações policiais. Os resultados estão aparecendo, batendo recordes dia a dia e mês a mês”, pontuou o ministro.

Sistema sofisticado do “andar de cima”

Haddad foi além e afirmou que essa operação “conseguiu chegar no andar de cima do sistema [do crime organizado]”, com a descoberta do esquema operado em mais de mil postos de combustíveis de 10 estados, quatro refinarias e mais de mil caminhões para o transporte do combustível adulterado.

“É um esquema extremamente capilar do ponto de vista material, de distribuição do combustível, e extremamente sofisticado do ponto de vista financeiro. […] Se você prende uma pessoa, mas o dinheiro fica à disposição do crime, essa pessoa que está presa vai ser substituída por outra. Em geral, o que fica preso é o personagem menos importante da estrutura criminosa, não se chega no andar de cima do criminoso”, pontuou.

O ministro frisou que os fundos de investimento operados pelo PCC movimentaram R$ 52 bilhões em quatro anos, segundo o que foi apurado pelo núcleo de combate ao crime organizado com a participação da Receita Federal. Isso, disse Haddad, permitiu a emissão de ordens de bloqueios de bens e imóveis que podem chegar a “bilhões de reais”, o que “estrangula” as finanças do crime organizado.

Fernando Haddad pontuou que esta deve ser apenas a primeira de outras operações que devem ser realizadas no futuro.

“Escolhemos o setor de combustíveis porque, efetivamente, é aquele que está mais à vista. Isso tem anos que é assim, as pessoas sabem que é assim, mas precisava desse esforço de coordenação nacional para chegarmos ao coração do problema e conseguirmos enfrentar”, completou pedindo para os estados deixarem de lado diferenças.

Mais informações em instantes.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Vorcaro monta equipe de peso para tentar salvar banco Master

Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, mobiliza recursos significativos contra o cerco...

Economia

Governo Lula supera Bolsonaro em negativas por sigilo na LAI

A negativa de acesso à informação sob a justificativa de sigilo atingiu...

Economia

Estatais batem recorde na Lei Rouanet com contas no vermelho

As empresas estatais federais aplicaram R$ 403,7 milhões em projetos culturais pela...

Economia

Petrolíferas americanas condicionam retorno à Venezuela

Executivos das maiores petrolíferas dos Estados Unidos se reuniram na Casa Branca...