By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Internacional Petro nomeia ex-embaixador acusado de corrupção como ministro
Internacional

Petro nomeia ex-embaixador acusado de corrupção como ministro



O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nomeou o ex-embaixador Armando Benedetti, envolvido em vários casos de corrupção e violência contra mulher, como novo ministro do Interior, em substituição a Juan Fernando Cristo.

O fato foi confirmado nesta terça-feira (25) na rede social X por Guillermo García Figueroa, ministro encarregado do Interior desde meados do mês, após a renúncia de Cristo.

“Parabenizo Armando Benedetti por sua nomeação. Já dei instruções à equipe do Ministério para iniciar o processo (de transição) hoje. Obrigado Gustavo Petro por sua confiança”, afirmou García, que foi vice-ministro durante a administração de Cristo.

A Presidência da República também publicou na noite passada – em seu portal Aspirantes, que é o passo anterior à oficialização de uma nomeação – o curriculum vitae de Benedetti, que foi o primeiro embaixador do governo de Petro na Venezuela, comandada pelo ditador Nicolás Maduro.

No início de fevereiro, Petro nomeou Benedetti como chefe do gabinete de governo, o que desencadeou uma tempestade entre os ministros – em uma reunião transmitida ao vivo – que levou à renúncia de várias autoridades, como o diretor do Departamento Administrativo da Presidência da República (Dapre), Jorge Rojas, um homem de confiança do presidente, e o ministro das Culturas, Juan David Correa.

Depois, a secretária jurídica da Presidência, Paula Robledo, e a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, entre outros, deixaram seus cargos, somando-se às saídas irrevogáveis dos ministros do Trabalho, Gloria María Ramírez; e da Defesa, Iván Velásquez, além de Cristo, entre outros funcionários.

Benedetti, que também foi senador, foi processado por corrupção e se envolveu em um escândalo de violência contra a mulher em julho de 2024, quando, como embaixador em Roma, sua esposa, Adelina Guerrero, o denunciou por agressão física durante uma viagem a Madri.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Veja imagens dos primeiros dias de conclave para escolha do novo papa

Milhares de fiéis se concentraram na Praça de São Pedro à espera...

Internacional

Regime de Maduro nega que houve “resgate” de asilados

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula com Agência EFE 08/05/2025...

Internacional

Segunda fumaça preta: novo papa ainda não foi eleito

A fumaça preta apareceu pela segunda na manhã desta quinta-feira (8) na...

Internacional

Tribunal da Espanha acolhe denúncia contra chavistas por crimes contra a humanidade

Ex-procuradora-geral e ex-ministro da Venezuela foram alvos de denúncia protocolada por oposicionista...