By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política PSOL pede ao Ministério Público que investigue Smart Sampa – 18/04/2025 – Painel
Política

PSOL pede ao Ministério Público que investigue Smart Sampa – 18/04/2025 – Painel

Dois mandatos coletivos do PSOL, as bancadas feministas na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa, entraram com representação no Ministério Público estadual pedindo investigação sobre o que aponta serem falhas de identificação pelo Smart Sampa, da gestão Ricardo Nunes (MDB).

O programa de câmeras é uma das principais bandeiras do prefeito neste segundo mandato, e Nunes instalou no centro de São Paulo um painel com números de suspeitos de crimes identificados, que chamou de “prisômetro”.

Na ação, as bancadas paulistas citam experiências internacionais em que modelos semelhantes foram rejeitados, nos EUA e na Europa.

Argumentam ainda que os algoritmos das câmeras que identificam possíveis criminosos têm falhas e não são “treinados” com rostos de negros, mulheres e pessoas trans, o que pode gerar erros.

“Boa parte desses algoritmos foram treinados a reconhecer rostos a partir de bancos de dados em que não há pessoas racializadas, e nem mesmo mulheres, ou pessoas trans, de maneira representativa, resultando em maior dificuldade para algoritmo criar uma assinatura facial acurada para essas populações”, diz a ação.

A ação cita três casos de equívocos divulgados pela imprensa, como o caso de um jardineiro de Cidade Tiradentes que ficou 10 horas preso em dezembro de 2024, confundido com um procurado pela Justiça.

“A tecnologia de reconhecimento facial viola direitos fundamentais, é especialmente discriminatória com pessoas negras e transexuais e viola a privacidade”, diz a representação.

Os mandatos coletivos pedem que a Polícia Civil instaure inquérito civil para “investigar as violações de direitos humanos e fundamentais de cidadãos” em decorrência de erros no programa e dê publicidade a eventuais equívocos.

A Prefeitura de São Paulo descarta a ocorrência de erros e diz que a identificação de indivíduos pelas câmeras só ocorre com grau de certeza acima de 90%.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...