O percussionista brasileiro Paulinho da Costa será homenageado com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Radicado nos Estados Unidos desde 1973, o músico de 77 anos, conhecido por seu trabalho com artistas internacionais como Michael Jackson, Madonna, Celine Dion, Whitney Houston e Elton John, além de participações em trilhas sonoras de filmes como “Dirty dancing” e “Star wars”, teve seu nome anunciado pela Câmara de Comércio de Hollywood na quarta-feira (2) na lista com 35 celebridades que receberão suas próprias estrelas em 2026.
- ‘Puro triunfo’ e ‘absolutamente bíblico’: confira o que os críticos disseram do show que marcou o retorno do Oasis
- Arlindo Cruz: composições memoráveis, parceiro e amigo de muitos, turbulências no amor, vício em drogas: biografia traz trajetória do artista
Entre os novos nomes da Calçada Fama estão os atores Demi Moore, Timothée Chalamet, Emily Blunt, Rachel McAdams, Rami Malek e Stanley Tucci, o chef Gordon Ramsey, as cantoras Miley Cyrus e Angélique Kidjo, o grupo Air Supply e o ex-jogador de basquete Shaquille O’Neal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/U/ZmNVdgQ0CtBbnEC7lNhg/54087343-gg-segundo-caderno-rio-de-janeiro-07-11-2015-agencia-globo-gravacao-do-especial-de-nat.jpg)
Quem é Paulinho da Costa
Nascido no Rio de Janeiro, no bairro de Irajá, em 31 de maio de 1947, Paulinho da Costa começou a tocar pandeiro ainda criança, quando integrou a ala jovem da bateria da Portela. Em 1972, a convite do pianista Sérgio Mendes, viajou pela primeira vez para Los Angeles, Estados Unidos. No ano seguinte, deixou o Brasil para viver na cidade da Califórnia, onde fez carreira como percussionista, transitando com habilidade por gêneros como pop, R&B e jazz.
Considerado pela revista Down Beat “um dos percussionistas mais talentosos do nosso tempo”, o músico participou de álbuns emblemáticos de artistas como Michael Jackson (“Thriller”, de 1982), Madonna (“True blue”, de 1986) e Celine Dion (“Let’s talk about love”, de 1997).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/X/z/QEc611SZWku4URBSNREg/whatsapp-image-2025-07-05-at-15.34.15.jpeg)
Ele também participou de trilhas sonoras de filmes de grande sucesso, como “Os embalos de sábado à noite” (1977), “Dirty dancing “(1987), “Purple rain” (1984) e “Jurassic Park” (1993). O músico, que toca mais de 200 instrumentos, também tocou com Diana Krall, e fez uma ponta no filme “A cor púrpura”, de Steven Spielberg, como um músico africano.
Da Costa é o segundo brasileiro a entrar para o seleto rol da Calçada da Fama, ao lado de Carmen Miranda. A homenagem reconhece a contribuição do percussionista para a música brasileira e sua influência global, com mais de 1.500 gravações em seu currículo.
Quanto custa ter uma estrela na Calçada da Fama?
A taxa para fazer a inscrição da candidatura é de 275 dólares (cerca de R$ 1.570). Se o pedido for aceito, é necessário desembolsar 75 mil dólares, cerca de R$ 429 mil, para a criação e instalação da estrela, feita de terrazzo e latão, bem como a manutenção da do local. O escolhido tem até dois anos para agendar sua cerimônia.
Veja a lista completa dos homenageados na Calçada da Fama de Hollywod em 2026:
- CINEMA: Emily Blunt, Timothée Chalamet, Chris Columbus, Marion Cotillard, Keith David, Rami Malek, Rachel McAdams, Demi Moore, Franco Nero, Deepika Padukone, Molly Ringwald, Stanley Tucci, Carlo Ramboldi (póstumo), Tony Scott (póstumo).
- TELEVISÃO: Greg Daniels, Sarah Michelle Gellar, Lucero, Chef Gordon Ramsay, Melody Thomas Scott, Robin Roberts e George Stephanopoulos (cerimônia dupla), Bradley Whitford, Noah Wyle.
- GRAVAÇÃO: Air Supply, Bone Thugs ‘N Harmony, Paulinho Da Costa, The Clark Sisters, Miley Cyrus, Josh Groban, Grupo Intocable, Angélique Kidjo, Lyle Lovett.
- TEATRO/PERFORMANCE AO VIVO: Lea Salonga e Gabriel. “Fluffy” Iglesias
- Entretenimento Esportivo: Shaquille O’Neal

Deixe um comentário