By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Relator da OEA cita compromisso do Brasil com democracia – 28/02/2025 – Poder
Política

Relator da OEA cita compromisso do Brasil com democracia – 28/02/2025 – Poder

A Relatoria Especial para Liberdade de Expressão do CIDH (Corte Internacional de Direitos Humanos), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), afirmou nesta sexta-feira (28) reconhecer o compromisso do Brasil com a democracia e os direitos humanos.

A afirmação foi publicada em nota da relatoria, que citava a conclusão da visita oficial ao país entre os dias 9 e 14 de fevereiro, com o relator colombiano Pedro Vaca. Ele conversou com membros de todos os Poderes, incluindo congressistas bolsonaristas e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O órgão também diz ter recebido até a última sexta-feira (21) mais informações sobre a liberdade de expressão no Brasil de diversos órgãos e que o relatório completo ainda está em análise. Por fim, agradeceu ao Estado pelas garantias para o trabalho da missão oficial.

O relator esteve com o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, e com deputados federais de direita, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Também se reuniu com integrantes do governo Lula (PT), jornalistas e membros da sociedade civil.

Durante a visita, Pedro Vaca chegou a dizer a interlocutores que estava preocupado com a falta de clareza na diferença entre o que é ataque à democracia ou discurso de ódio e o que é discurso crítico legítimo em ações da Suprema Corte brasileira.

Também relatou estar assustado com o nível de agressividade das conversas que vem tendo, principalmente com representantes do campo conservador, que alegam ser censurados pelo Supremo.

As principais preocupações levantadas pelo colombiano são a falta de definição clara para o que é desinformação, o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, que pode aumentar a responsabilidade das plataformas, a remoção de contas em redes sociais e ataques da direita contra jornalistas e acadêmicos.

A expectativa no governo brasileiro é que o documento, que ainda deve levar meses para ser divulgado, seja técnico, mesmo que acate algumas das preocupações externadas pelos bolsonaristas.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...