By: in9web | Marcos Pastor
terça-feira , 6 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Economia Relator propõe aumentar taxação de LCAs e LCIs a 7,5%
Economia

Relator propõe aumentar taxação de LCAs e LCIs a 7,5%



O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da medida provisória 1.303/2025, afirmou nesta terça-feira (23) que vai propor o aumento da taxação sobre o rendimento de Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) de 5% para 7,5%.

A MP foi editada em junho com o objetivo de elevar tributos para compensar o recuo do decreto de maio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O texto aumenta a taxação sobre o faturamento das plataformas de apostas esportivas, as bets, de 12% para 18% e muda a tributação de instituições financeiras.

Na ocasião, o governo também editou um decreto para “recalibrar” as alíquotas do IOF. Zarattini apresentará o relatório para a proposta nesta quarta-feira (24). A MP perderá a validade no próximo dia 8.

VEJA TAMBÉM:

O relator afirmou que Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e debêntures incentivadas continuarão isentos de Imposto de Renda.

Segundo o deputado, em relação aos demais títulos, sobre os quais já incide o Imposto de Renda, haverá harmonização tributária, como previa o texto original da MP.

Com isso, independentemente do tempo de investimento, o IR será de 17,5%. Ou seja, nada muda na tributação da caderneta de poupança. O relatório também deve manter a proposta de aumento da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) das fintechs de 9% para 15%.

Bancada do agro rejeita aumento da taxação de LCAs

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), comandada pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), se posicionou contra o aumento da tributação das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), “por seus efeitos negativos na composição do crédito agrícola”.

“Jamais vamos ser favoráveis à tributação de LCAs, especialmente, em 7,5%. Falamos desde o começo dos debates acerca dessa situação e estamos tentando uma negociação. Apresentamos medidas que poderiam amenizar a questão e não tivemos mudanças”, disse Lupion, em nota.

“A MP 1303 possui pontos que nós apoiamos, mas na questão setorial e a composição de crédito agrícola nós queremos que continue isento. Seremos sempre oposição ao aumento de taxas e impostos de qualquer natureza”, acrescentou.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

TCU pressiona BC e acende alerta de risco sistêmico no mercado

O nível de tensão no mercado financeiro subiu nesta segunda-feira (5) após...

Economia

petróleo segue estável, mas há mudanças à vista

A captura do ditador Nicolás Maduro por tropas de elite americanas no...

Economia

Bancos e instituições financeiras saem em defesa do Banco Central

Entidades que representam 757 instituições financeiras divulgaram nesta segunda (5) uma carta...

Economia

TCU determina inspeção no Banco Central sobre liquidação do Master

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta segunda (5) uma...