By: in9web | Marcos Pastor
sábado , 10 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Ruralistas criticam proposta de taxar exportação do agro – 28/01/2025 – Brasília Hoje
Política

Ruralistas criticam proposta de taxar exportação do agro – 28/01/2025 – Brasília Hoje

Líderes da bancada ruralista no Congresso criticaram nesta terça-feira (28) a defesa de ala do PT de taxar temporariamente as exportações do agronegócio com o objetivo de baixar o preço dos alimentos.

Integrantes do partido do presidente Lula afirmam que essa é a única medida capaz de ter efeito imediato e relevante sobre a inflação do setor.

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) disse que a proposta rema “contra a maré” e vai em direção contrária “ao desenvolvimento econômico dos brasileiros”.

De acordo com a visão da ala petista que defende a medida, a taxação temporária das exportações forçaria o agronegócio a direcionar uma maior fatia da produção ao mercado interno, com impacto imediato sobre os preços.

Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), por exemplo, mostram que arroz, feijão e trigo encolheram nos últimos 20 anos no cardápio da produção de grãos nacionais de 18% para 7% do total, enquanto soja e milho, que estão entre as commodities mais exportadas pelo Brasil, subiram de 76% para 89% do bolo total.

Ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL), a senadora Tereza Cristina (PP-MS) disse ser preciso valorizar o agro brasileiro e “o grande trabalho de segurança alimentar” que ele realiza. Segundo ela, a proposta de integrantes do PT está no caminho errado.

Lupion e Cristina estão em Bruxelas, na Bélgica, em missão oficial ao Parlamento Europeu.

Integrante do grupo ministerial que debate as propostas, o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), que é do PT, não respondeu se o assunto já foi debatido internamente ou com Lula, mas afirmou que a proposta “não tem chance de prosperar”.

“O presidente Lula deixou claro que não vai tomar medidas heterodoxas”, afirmou.

Em 2022, quando exercia o mandato de deputado federal, Teixeira chegou a assinar ao lado de 21 colegas petistas projeto de lei estabelecendo a taxação da exportação de grãos e carnes em caso de necessidade. Ele afirmou que assinou a medida apenas para que ela tivesse tramitação.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...

Política

Carnaval não é prova de abastecimento regular

Em entrevista recente, Ivan Maia, presidente da EMASA, afirmou que o Carnaval...