By: in9web | Marcos Pastor
domingo , 11 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Saúde vê transferência mais lenta de recursos pós-Dino – 14/01/2025 – Painel
Política

Saúde vê transferência mais lenta de recursos pós-Dino – 14/01/2025 – Painel

Técnicos do Ministério da Saúde avaliam que a decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), de exigir a abertura de contas específicas para recebimento de emendas parlamentares na área deve implicar numa demora maior para recebimento dos recursos por estados e municípios.

No final de dezembro, o ministro definiu critérios que o Ministério da Saúde deveria cumprir em relação às emendas parlamentares e incluiu a abertura de contas específicas para cada emenda entre eles. Essas contas devem ser informadas aos gestores estaduais ou municipais, à CGU (Controladoria-Geral da União) e ao ministério em 10 dias corridos.

A medida busca permitir a rastreabilidade do dinheiro e saber que parlamentar mandou recursos para que ente federado. Antes, se os valores fossem direto para o fundo municipal ou estadual de saúde, seriam misturados a outras verbas e não seria possível acompanhar o destino da emenda.

Agora, porém, a expectativa é de que os recursos demorem mais para chegar aos estados e municípios, se comparado com a rapidez da transferência entre o Fundo Nacional de Saúde e os fundos municipais e estaduais. Segundo integrantes da pasta, o que antes poderia chegar no mesmo dia agora pode levar até uma semana.

O ministério pretende discutir o tema na reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) que será realizada no final do mês, quando integrantes da pasta pretendem esclarecer o novo trâmite. Segundo eles, o Congresso, principalmente, precisará ter mais paciência com o novo ritmo de transferência dos recursos.

Técnicos dizem que o ministério enviou comunicação a todos os municípios para que abrissem as contas. Mais de 5.000 já abriram, de acordo com integrantes da pasta.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...