By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Últimas Veja detalhes de cada um dos episódios de ‘O século do GLOBO’
Últimas

Veja detalhes de cada um dos episódios de ‘O século do GLOBO’


Como diria Nelson Rodrigues, um dos mais icônicos colunistas que passaram pelas páginas do GLOBO, “100 anos não são 100 dias”. O centenário do jornal, fundado por Irineu Marinho e com primeira edição publicada em 29 de julho de 1925, é a chance de revisitar muitas histórias — e também a própria história do Brasil. O projeto “O século do GLOBO” narra a trajetória do periódico, resgatando bastidores curiosos e momentos fundamentais da imprensa brasileira por meio de depoimentos e recursos de dramaturgia. A estreia aconteceu na última terça-feira (8), na TV Globo e no Globoplay, e mais três episódios serão exibidos depois da novela “Vale tudo”.

Confira abaixo detalhes de cada um dos episódios, que tem, nas partes dramatizadas, Tony Ramos e Eduardo Sterblicht como Roberto Marinho.

Em 1925, Irineu Marinho lança o jornal vespertino O GLOBO, mas morre apenas 23 dias depois. O filho mais velho, Roberto Marinho, assume o comando em 1931 e dá seguimento ao ideal de um veículo moderno e ousado. Sob sua liderança, o jornal atrai grandes nomes da imprensa e da cultura, como Mario Filho e Nelson Rodrigues, firmando sua vocação para o protagonismo editorial.

Como outros veículos que fizeram oposição a Getúlio Vargas, o jornal é atacado por apoiadores do presidente após o seu suicídio. Vêm o golpe de 1964 e o alinhamento com os militares, mas Roberto Marinho protege, nos bastidores, jornalistas com posições à esquerda. Com sua atenção voltada à ascensão da TV Globo, ele entrega a direção do jornal a Evandro Carlos de Andrade, que ajuda a elevar a qualidade da redação e a ampliar sua independência editorial.

A abertura política dá novo fôlego ao GLOBO, que se consolida como o principal jornal do Rio. A cobertura de eventos marcantes como o naufrágio do Bateau Mouche, os escândalos que levaram ao impeachment de Collor e a chacina de Vigário Geral reforçam sua relevância jornalística. Em 1995, Roberto Marinho convida Evandro Carlos de Andrade para chefiar o jornalismo da TV Globo.

Após a morte de Roberto Marinho, em 2003, seus filhos assumem a liderança do Grupo Globo e conduzem a transição para o jornalismo do século XXI. Em meio à ascensão das redes sociais, da polarização política e da crise do modelo impresso, o GLOBO aposta na digitalização e se consolida como o maior jornal do país.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas

Morre o jornalista Joel Filho, um dos nomes históricos da comunicação em Itabuna

O jornalismo grapiúna perdeu nesta segunda feira um de seus profissionais mais...

Últimas

Quem é Rosie O'Donnell, a atriz que Trump ameaçou revogar a cidadania americana

Quem é Rosie O’Donnell, a atriz que Trump ameaçou revogar a cidadania...