O Rio de Janeiro registrou 44°C nesta segunda-feira (17), atingindo o Nível de Calor 4, o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município. Em São Paulo, a situação não é melhor: no mesmo dia a capital paulista registrou o recorde do verão, 34°C.
Por outro lado, as temperaturas muito baixas, tempestades e inundações deixaram 14 mortos nos Estados Unidos nos últimos dias. O observatório Copernicus, da União Europeia, declarou o primeiro mês de 2025 o janeiro mais quente da série histórica, posto ocupado antes por janeiro de 2024. A emergência climática é um problema mundial.
Na contramão, as decisões recentes de Trump de expandir a produção de petróleo e gás dos EUA e a saída do Acordo de Paris, assim como o interesse do Brasil em explorar o petróleo da margem equatorial, minam os esforços mundiais para frear o aquecimento global.
O temor de que outros países sigam o mesmo caminho se soma à preocupação com a saúde e longevidade da população, do meio ambiente, e com o futuro do planeta Terra. Pensando nisso, a Folha quer saber: você já se sentiu ansioso por conta das mudanças climáticas, leitor? O que mais te preocupa em relação ao futuro do Planeta?
Responda neste formulário. Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor de domingo (23).
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Deixe um comentário