By: in9web | Marcos Pastor
terça-feira , 13 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Política Zanin marca para abril julgamento sobre trama golpista – 19/03/2025 – Brasília Hoje
Política

Zanin marca para abril julgamento sobre trama golpista – 19/03/2025 – Brasília Hoje

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 29 de abril o julgamento para o recebimento da denúncia contra o núcleo supostamente responsável por elaborar ações para viabilizar a trama golpista de 2022.

Trata-se do segundo dos cinco grupos denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pela articulação por um golpe de Estado após a vitória do presidente Lula (PT) na disputa eleitoral.

Os denunciados nesse núcleo são Silvinei Vasques (ex-chefe da PRF), Marília Ferreira Alencar (ex-chefe da inteligência do Ministério da Justiça), Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de operações do Ministério da Justiça), Mario Fernandes (general da reserva autor do plano Punhal Verde e Amarelo), Marcelo Costa Câmara (ex-assessor de Jair Bolsonaro) e Filipe Martins (ex-assessor de Bolsonaro).

O julgamento será feito na Primeira Turma do Supremo. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu na terça-feira (18) o recebimento da denúncia contra os seis após todos terem apresentado defesa prévia às acusações.

Nessa fase, o Supremo analisa aspectos formais para decidir se recebe ou rejeita a denúncia. Os denunciados se tornam réus caso os ministros decidam acolher as acusações, e ações penais são abertas para o início da instrução do processo.

Além desse núcleo, outros dois grupos denunciados pela trama golpista já têm data para julgamento na Primeira Turma. O núcleo central, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, será julgado nos dias 25 e 26 de março.

O outro grupo com data marcada é o núcleo militar, que tem como integrantes o general Estevam Theophilo, dez oficiais e um policial federal. A denúncia contra eles deve ser recebida em julgamento marcado para 8 e 9 de abril.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Acesso solidário” ou privilégio em evento público?

  Em entrevista recente, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e...

Política

Silêncio institucional após caso de médico condenado por estupro gera cobrança pública à primeira-dama de Itabuna

A atuação de um médico ginecologista condenado por estupro em primeira instância...

MúsicaPolítica

Quem ganha mais manda mais? Gratificações de função sem decreto acendem alerta em Itabuna

Enquanto a Prefeitura pede compreensão da população diante das dificuldades financeiras para...

MúsicaPolítica

O palco do poder e a perseguição política na cultura de Itabuna

A imagem que circula nas redes sociais vai além de um registro...