By: in9web | Marcos Pastor
segunda-feira , 12 janeiro 2026
| Reage Itabuna | Marcos Pastor
Lar Internacional Zelensky precisa “mudar ou renunciar”
Internacional

Zelensky precisa “mudar ou renunciar”



O senador republicano pela Carolina do Sul, Lindsey Graham, um dos aliados do presidente Donald Trump no Congresso dos EUA, declarou nesta sexta-feira (28) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “precisa mudar ou renunciar” ao seu cargo. A declaração veio após o encontro tenso entre Trump e Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, que deveria tratar de possíveis caminhos para a paz na Ucrânia, mas acabou se transformando em um confronto verbal.

Falando a jornalistas do lado de fora da Casa Branca após a discussão, Graham afirmou que havia aconselhado Zelensky a evitar um embate com Trump, quando o ucraniano esteve mais cedo visitando o Congresso.

“Eu disse a ele esta manhã: não caia na armadilha, não deixe a mídia ou qualquer outra pessoa te colocar em um confronto com o presidente Trump”, disse o senador. “Zelensky vai precisar mudar fundamentalmente ou renunciar”, acrescentou.

A reunião entre Trump e Zelensky era esperada como uma tentativa de aproximar posições sobre o conflito no leste europeu, que poderia ocorrer com a assinatura do acordo de minerais entre os dois países.

“Nunca estive mais orgulhoso do presidente Trump por mostrar ao povo americano – e ao mundo – que não se brinca com ele”, escreveu Graham logo depois em sua conta oficial no X.

A reação de Graham gerou divisões dentro do Partido Republicano. Enquanto aliados de Trump apoiaram suas críticas a Zelensky, outros republicanos que defendem o apoio contínuo à Ucrânia lamentaram o ocorrido. O deputado Don Bacon, de Nebraska, classificou o episódio como “um dia ruim para a política externa dos EUA”.

“A Ucrânia quer independência, livre mercado e Estado de direito. Ela quer ser parte do Ocidente. A Rússia nos odeia e odeia nossos valores ocidentais. Precisamos deixar claro que estamos do lado da liberdade”, afirmou Bacon.

Zelensky deixou a Casa Branca pouco depois da reunião sem fazer declarações à imprensa e sem assinar o acordo de minerais. Sob Trump, o líder ucraniano tem enfrentado dificuldades para manter o apoio militar e financeiro dos EUA, especialmente com a ala republicana mais próxima do presidente demonstrando resistência em continuar com o envio dos pacotes de ajuda ao país. Por sua vez, o governo Trump tem mantido conversas diretas com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, para encerrar o conflito.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Veja imagens dos primeiros dias de conclave para escolha do novo papa

Milhares de fiéis se concentraram na Praça de São Pedro à espera...

Internacional

Regime de Maduro nega que houve “resgate” de asilados

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula com Agência EFE 08/05/2025...

Internacional

Segunda fumaça preta: novo papa ainda não foi eleito

A fumaça preta apareceu pela segunda na manhã desta quinta-feira (8) na...

Internacional

Tribunal da Espanha acolhe denúncia contra chavistas por crimes contra a humanidade

Ex-procuradora-geral e ex-ministro da Venezuela foram alvos de denúncia protocolada por oposicionista...